sexta-feira, 3 de abril de 2009

Encontro dos 2° anos

Encontro dos 2° anos
Grupo da Cruz
03 de Abril
Igreja e Evangelização Juvenil


Seria possível um jovem do nosso século alcançar a santidade? Ele teria que abrir mão da sua juventude para tal feito? Quero começar aqui com um discurso do Papa João Paulo II aos jovens da XVII Jornada Mundial da Juventude:
" Não espereis por ser mais idosos, para vos empenhardes no caminho da santidade! A santidae é sempre jovem, como eterna é a juventude de Deus".
Jovem, é sobre isso que venho lhes falar, não espere demais para ser santo, você pode ser santo agora mesmo. Às vezes confundimos santidade com as imagens que vemos nas nossas igrejas, santos de cara fechada, carrancudos, sérios e etc., daí pensamos que pra ser santo devemos nos trancar dentro de um mosteiro em clausura para que possamos ser santos, daí logo vem o desânimo.
A juventude do nosso século tem confundido o sentido da santidade por isso não a tem buscado, mas jovem, tenho uma boa notícia para você que lê esse texto, você pode ser santo, alcançar o céu, voar nas assas do pai, e eu digo, o jovem deste século pode sim ser santo! Basta pedir a Deus esse dom, porque ser santo é um dom de Deus, e se você pedir a Deus ele lhe concederá, " E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e acharei; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá." ( Lc 11, 9-10).
Jovem eu digo ainda mais, para ser santo você não precisa deixar de ser jovem, ser santo não é ter a cara fechada, ser carrancudo, ser santo é ser alegre e feliz porque Deus nos fez assim alegres e felizes, jovem, seja realmente jovem, mas não deixe de ser santo.


Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema,
ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,
mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar
e que saibam namorar na pureza e na castidade,
ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos,
Santos do século XXI
com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres
e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo
se santifique no mundo,
que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola
e comam hot dog, que usem jeans,
que sejam internautas, que escutem disk man.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia
e que não tenham vergonha de tomar um refri
ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema,
de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis,
abertos, normais, amigos, alegres,
companheiros.
"Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saiba saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos"
João Paulo II
Sejamos santos!
Estimada Juventude,



Em meio a tantos problemas que a sociedade moderna vem enfrentando, escrevo esta carta para que, juntos, possamos reverter a situação que se passa. Sabemos que hoje o mundo é movido praticamente pelas relações econômicas que existem, por isso, proponho que começemos a implantar uma nova econômia, a econômia solidária. Esta consite em deixar a competição e abraçar o abraço que acolhe, ajudar e formar a sociedade mais igualitária. Assim estaremos mais próximos da santidade, porque ser santo é possível.
Rodrigo Soares
(Jovem)




Queridos jovens, estou escrevendo-lhes, com a intenção de que, após a leitura desta carta, possam ter-se proveitosos resultados. Tenham determinação no que buscam e não deixem nada destruir seus sonhos. Sejam santos modernos, santos estes que estejam adaptados a evangelizar qualquer que seja a realidade.
Como disse o evangelhista Lucas: " Todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá". Assim almejo que vocês pensem e vivam para que o amanhã não seja tarde demais.

Mariana Virgínio
(Jovem)

"Precisamos de Santos que estejam no mundo;
e saiba saborear as coisas puras e boas do mundo
mas que não sejam mundanos".
Sejamos Santos!